terça-feira, 9 de março de 2021

O 131º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Colares

 


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Colares, comemoram  hoje 131 anos da sua fundação.


Transcrito parcialmente da página da Internet dos Bombeiros Voluntários de Colares "

 (...)É facto provado que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares, a primeira a ser criada no Concelho de Sintra, iniciou serviços operacionais em 9 de Março de 1890, com a inauguração da sua “Estação de Incêndios”, embora os seus primitivos Estatutos só tivessem sido aprovados por Alvará do Governo Civil de Lisboa datado de 22 de Junho de 1892. De entre as 27 pessoas que integraram a comissão que redigiu e assinou esses Estatutos, destacamos os nomes de:• José Inácio da Costa, natural de Colares, um dos fundadores do Montepio e benemérito que muito contribuiu para vários melhoramentos em Colares, como a fundação a expensas suas de uma banda de música integrada no Corpo de Bombeiros, a construção da estrada para a Praia das Maçãs, etc.; • Eduardo Rodrigues da Costa, também natural de Colares, que veio a ser o primeiro Chefe da Esquadra e depois o Comandante do Corpo de Bombeiros e doador do material com que este iniciou as suas actividades;• António Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, também ele natural de Colares, que durante 17 anos foi Secretário da Junta do Crédito Público, em representação do Governo e, em várias legislaturas, de 1880 a 1908, foi Deputado pelo Partido Progressista, representando os Círculos de Sintra, Lisboa e Beja.Pelo menos até 1892, o novo Corpo de Bombeiros constituiu a 5ª Esquadra da Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, de que era então Comandante o Príncipe D. Afonso Henriques, Duque do Porto e irmão do Rei D. Carlos I.Com esta nova Esquadra, os Bombeiros da Ajuda, passaram então a estar estruturados como segue: 1.ª Esquadra, no Palácio da Ajuda, chefiada por João Luís Duarte; 2.ª Esquadra, na Casa Pia, chefiada por Eugénio L. Oliveira; 3.ª Esquadra, no Palácio da Necessidades, chefiada por Eugénio L. Oliveira; 4.ª Esquadra, no Hospital S. José, chefiada por Artur Mena; 5.ª Esquadra, em Colares, chefiada por Eduardo Rodrigues da Costa."




O pronto-socorro "Benz" dos Bombeiros de Colares(Foto,Arq.N.Torre do Tombo)

"Junho de 1935
- Realizou-se a 2ª Grande Parada dos Bombeiros Portugueses, com o desfile perante o Presidente da Républica e de membros do governo. Esta parada, em que os Bombeiros Voluntários de Colares se fizeram representar com o seu pronto-socorro e respectiva guarnição, reuniu 144 corporações de todo o País, 144 viaturas e perto de 2500 homens."




Diário de Notícias 19-12-90

Em 19 de Dezembro de 1990, a nova Auto-escada, é assunto de uma notícia do jornal "Diário de Notícias" com um título bastante chamativo - “Cenários à moda de Hollywood usados por corporação de Colares”, o D.N. fazia referência ao facto dos Bombeiros Voluntários de Colares voltarem a testar a sua eficácia no combate ás chamas "através de um simulacro realizado ontem no Mucifal...”, presenciado pela “ população do Mucifal que ocorreu em grande número ao largo da Igreja, onde tinha sido montado o cenário para este exercício, aplaudiu entusiásticamente, os heróis locais.” e adiantava que "este simulacro serviu para mostrar a mais recente aquisição do bombeiros de Colares- uma escada *Magirus de 30 metros de comprimento e comunicação via rádio do entre o topo e a base"




Sem comentários:

Enviar um comentário