sexta-feira, 19 de março de 2010

Incêndio na Cadeia do Limoeiro em 1919

 MEMÓRIAS
Participações de serviço dos arquivos dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses:
Em 3 de Maio de 1919, grande fogo na Cadeia do Limoeiro, onde encontrou a morte, o malogrado Bombeiro Municipal Nº35, tendo também ficado feridos alguns Voluntários.
Compareceram 2 médicos, 21 Voluntários  e 3 viaturas.
Livro do Centenário da AHBVL
 

"O histórico palácio do conde de Andeiro, que há muitissimos anos servia de prisão civil para a comarca de Lisboa, foi há dias  pasto das chamas, tendo o fogo sido lançado pelo próprios presos, que tomaram como pretexto para o seu  criminoso acto a falta de água que por esta ocasião de fez sentir por motivo das greves dos operários da Companhia das Águas. Correu ainda a versão  que os autores do sinistro lançaram a mão d'esse meio para se evadirem. Não conseguiram , porém o seu malévolo  fim, porque foram tomadas todas as providências necesárias para o evitar, tendo  formado um grosso cordão  da guarda repúblicana, que recolhia os reclusos  enquanto os bombeiros com um denodo admirável combatiam o incêndio, lutando com a falta de água."
Ilustração Portuguesa nº690 II série de 12 de Maio de 1919
Na rua  Sol ao Rato- o carro dos bombeiros conduzindo o feretro do desventurado bombeiro municipal nº35, Guilherme da Silva  vitima do dever, por ocasião do incêndio do Limoeiro.

Ilustração Portuguesa nº691 II série de 19 de Maio de 1919

Sem comentários:

Enviar um comentário