quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sobre Carlos Vasques 1º Presidente da Direcção dos Bombeiros V. Lisbonenses (1ª Parte)

Carlos Vasques, primeiro Presidente da Direcção, eleito a 12 de Dezembro 1910. Em 28 de Fevereiro de 1922, foi proclamado presidente perpétuo. Faleceu em 18 de Maio de 1945, data em que foi nomeado comandante honorário, a título postumo. Destacou-se como dinamizador e dedicado servidor desta Associação, sendo considerado como “maior de todos”, em virtude da obra realizada nos 35 anos de existência dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses.
No Livro do Centenários da A.HBV lisbonenses "Cem anos"

Em 1933, numa festa de homenagem a Carlos Vasques realizada no salão nobre da Sede na Rua Camilo Castelo Branco, foi-lhe entregue uma pasta com um desenho em relevo em prata, com o nome do homenageado gravado, contendo um louvor aprovado em Assembleia Geral da Associação,em 14 de Janeiro de 1933. Incluia também nove páginas com assinaturas dos elementos da corporação naquela data - como prova de "carinho e alta consideração e inalterável amizade  pelo muito que fez em  seu benefício,resolveu por aclamação saudá-lo enternecida e afectuosamente,  saudação que  representa a profunda gratidão que todos  temos pela alta figura moral de V.Exa. modelo de dedicação e devoção pelo que fez em seu benefício"

Capa da pasta entregue a Carlos Vasques em 1933

Texto do louvor, pelos serviços prestados por CarlosVasques durante 35 anos nos B.Lisbonenses


1ªpágina de 9, assinadas pelos elementos da A.H.BV.Lisbonenses em 1933

Por  feliz coincidência foi-me agora entregue, 79 anos  depois, a pasta recebida por Carlos Vasques, resultado da merecida homenagem dos Bombeiros Lisbonenses, prestada  a 14 de Janeiro de 1933. 
Carlos Vasques que com Eduardo Ferreira Pinto Basto, John B. Jauncey e Eduardo Augusto Macieira (meu bisavô)  em 12 de Dezembro de 1910,  fundaram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário