sábado, 10 de abril de 2010

Os Quartéis dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses

De um trabalho sobre a fundação dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses da autoria do Comandante Amadeu César da Silva, publicado  no Boletim da Liga dos Bombeiros Portugueses, nº192 de Julho-Agosto de 1960.
  O primeira sede do Bombeiros Voluntários Lisbonenses na rua das Flores nº95 (1910)

"Dado o desenvolvimento que a Associação começou a adquirir (após a sua fundação em 12 de Dezembro de 1910), e as acanhadas  instalações na   sua sede, na rua das Flores nº95, procedeu-se em Dezembro de 1913, à sua mudança para as novas instalações  na Avenida Duque de Loulé 113 e 115. Daí por diante,
o desenvolvimento acentuou-se ainda mais, o que levou os seus dirigentes de então a pensarem em instalar a associação em sede própria, pelo que se  lançaram ao empreendimento, mandando construir um quartel na rua Camilo Castelo Branco nº33 ao nº37, apenas com os recursos da própria asociação. Esse quartel  foi inaugurado em Maio de 1925, e desde então ficou a associação devidamente instalada. Todavia o desenvolvimento continuou cada vez mais acentuado e as instalações foram-se tornando deficientes.Foi por isso necessário aumentar as instalações para o que os seus dirigentes resolveram mandar demolir quase totalmente a sede e quartel e proceder a ampliação do mesmo. Em 22 de Dezembro de 1946, foram solenemente inauguradas as novas e modelares instalações do seu quartel."

Post relacionado:Quartéis dos BVL

Sem comentários:

Enviar um comentário