domingo, 4 de novembro de 2012
Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses e o pioneirismo da utilização do automóvel no serviço de incêndios
*Excelente foto do Delahay dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses retirada da página de FB dos B.V.Lisbonenses
O pioneirismo dos Bombeiros Lisbonenses
Os Bombeiros Voluntário Lisbonenses (BVL) foram pioneiros, em Portugal , na utilização do meio automóvel no serviço de incêndios. Assim aconteceu a 12 de Dezembro de 1910, data da fundação daquele corpo de bombeiros e também da entrada ao serviço da primeira "bomba automóvel".
"Tal feito partiu da iniciativa do então chefe de secção Eduardo Augusto Macieira, que a sua expensa viabilizou a aquisição de um veículo automóvel, da marca Ferbeck.
O facto gerou grande sensação, noticiando o jornal ACapital, em primeira página, na sua edição de 24 de Janeiro de 1911, que os BVL dispunham de uma bomba automóvel, única do género no país.
E informava da acção altruísta de Eduardo Augusto Macieira, salientando, entre outras qualidades, o apoio material dispensado à instituição. Por exemplo, refira-se que os Lisbonenses, no fecho de contas referente ao ano económico de 1911, apresentavam um saldo a favor daquele bombeiro e benemérito estimado em 5.155$255 réis, correspondente à "compra de material , instalação de luz, montagem completa da rede telefónica privada e benfeitorias executadas na sede".
A história regista, aliás, muito justamente, a respeito de Eduardo Augusto Macieira - nomeado comandante em 29 de Dezembro de 1910 - que "às suas inegáveis qualidades de trabalhador incansável, ao seu extraordinário espírito de iniciativa, à sua grande influência pessoal em vários sectores da vida social e aos seus largos recursos financeiros se deve, sem dúvida a possibilidade de ter sido realizado o sonho de alguns entusiastas para a fundação dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses."
Excerto de um texto do blogue "Fogo& História
Foto do Museu Automóvel do Caramulo
Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses compraram em Paris em 1911, "uma bomba automóvel marca Delahaye, cujo custo total foi, na origem, de 33.375 francos.
Foi o primeiro carro em Portugal que continha um depósito de água (400 litros) e era provido de 40 metros de mangueira de borracha rígida, sistema adoptado pela primeira vez no País.
Trabalhava com 2 ou 4 agulhetas e tinha o débito normal de 60.000 litros por hora, aspirando com haste de 7 metros.
Foto do Delahaye de 1913 dos B.V.Lisbonense no Museu do Caramulo de autoria de Conceição Brito
"(...)Este conjunto de sinais se tem evidenciado na Associação Humanitária, talvez devido às suas condições materiais serem mais favoráveis e também à dedicação sempre crescente do seu comandante, o sr. Eduardo Augusto Macieira; bombeiro voluntário há 50 anos, que tem conseguido rodear a corporação; que dirige de todos os meios modernos.
Compreende esta associação 20 bombeiros e 6 maquinistas, efectivos que entre si se acham ligados telefónicamente, a fim de que os seus socorros afluam mais rápidos aos pontos onde se tornem mais necessários.
(...)
Os voluntários de Lisboa têm actualmente apenas um quartel mas já pensam em arranjar outro, n'um dos bairros de Lisboa, medida que deve merecer o aplauso geral.
(...)
Além dos sócios efectivos; conta a Associação Voluntária dos Bombeiros Voluntários 150 sócios protectores."
Jornal "A CAPITAL" de 24 de Janeiro de 1911
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